Nós abrimos os olhos para a internet como área de vendas e negócios durante a pandemia, mas esse é um movimento muito anterior aos sombrios anos 2020 e 2021. Como quem não quer nada, as redes sociais, que eram um lugar para compartilhar momentos e fotos com amigos próximos, foram sendo tomadas por dicas de todas as qualidades. Essas indicações despretensiosas foram se transformando em negócios (muito rentáveis, diga-se de passagem) e sem que ao menos nos déssemos conta, se tornaram importantes para nossas empresas e escritórios.
Como criamos a profissão influenciador
A possibilidade de seguir pessoas desconhecidas, que chamavam atenção por algum fator, seja de lifestyle , fotos bonitas ou viagens, derrubou barreiras e nos mostrou novas possibilidades e oportunidades. Marcas perceberam esse movimento e iniciaram enviando presentes para pessoas com grande número de seguidores. Foi assim que essa troca teve início até se transformar em um negócio. A influência dessas pessoas era tanta que se transformaram em verdadeiros anunciantes, inclusive sendo pagas como anunciantes.
Isso chamou atenção dos desenvolvedores das redes sociais, que se estruturaram para aumentar seus lucros com esse movimento. Quanto mais dicas, mais pessoas assistiam e quanto mais pessoas assistiam, mais eles podiam vender espaço diretamente para as marcas e lucrar alto. Assim os desenvolvedores trabalharam para melhorar seus algoritmos e entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, aumentando consideravelmente as chances de faturamento.
O que devo observar antes de iniciar meu marketing de influência
- Ter um site para onde direcionar pessoas interessadas
- Estar preparado para responder e atender as pessoas que enviarem mensagens
- Ter e manter portfolio e informações atualizados no seu site
- Estar posicionado nos principais buscadores
Colocando ordem no salão
Passamos bastante tempo sem temer o algoritmo, nem mesmo se falava deles. A dança entre influenciadores, marcas, redes sociais e audiência era animada, ritmada e muito feliz. Parecia que todos estavam ganhando com ela (e realmente estavam). Até que o salão foi ficando cheio, já não era fácil encontrar um par ideal e assim os holofotes se voltaram para os algoritmos, que tinham uma nova estratégia para colocar ordem no salão. Era necessário tirar dançarinos da pista e colocar nas mesas, mas ninguém queria ceder lugar na dança e acabaram não percebendo, de imediato, a grande oportunidade que é conversar com quem já estava na mesma mesa, compartilhando de ideias e vontades semelhantes. O nicho ideal.
Mais uma vez o ciclo mudou. As marcas perceberam que não importava tanto a quantidade que te assiste na pista, mas quem te escuta de verdade, nas mesas. Mesmo sendo um número menor, o resultado em vendas era maior, melhorando o retorno do investimento. O baile continuou, mas a audiência, naturalmente, começou a se cansar. Com tantos holofotes nos influenciadores, eles sentiram que precisavam estar sempre animados, bonitos, mostrar o sucesso e vida perfeita… e acabaram se distanciando do público.
O que fazer para manter minha audiência?
- Conhecer e entender os interesses do seu público
- Acompanhar os passos dos seus possíveis cliente no seu site
- Apresentar o seu produto ressaltando as características que mais chamam atenção dos interessados
- Escolher ferramentas de propaganda que conversem com o seu público alvo
- Se preocupar com a experiência do usuário
Ameaças
O algoritmo da rede que mais crescia, o Instagram, se volta para quem dá o maior retorno para a plataforma. Isso profissionalizou muito a entrega de conteúdo e o que antes era intuitivo, foi ficando muito produzido, a conexão com os seguidores diminuiu, a credibilidade foi ameaçada, e o público começou a flertar com outra plataforma. O Tiktok tem um sistema de algoritmos mais amplo, ele alcança e entrega conteúdos para mais pessoas que não estão preocupadas em aparecer perfeitas. É público falando com público. É público sendo remunerado para falar com público. Essa abertura que enche os olhos, também pode ser maléfica pois o conteúdo que viraliza pode sumir com a mesma rapidez: Vídeos com efeitos e transições que viraram febre (primeiro no Tiktok, depois no Instagram) já são passado.
O melhor caminho
Não há como dizer que uma rede melhor que a outra ou que alguma vai desbancar a outra. Convivemos com gerações diferentes, com costumes e vontades diferentes. O que não podemos é deixar de observar o movimento global que afeta nossos clientes e, consequentemente, nossos negócios. Mesmo que, em algumas regiões, digitalizar seu negócio ainda pareça desnecessário, o movimento global diz o contrário. É muito importante estudar e definir estratégias seguras para levar o seu negócio para o mundo virtual ou analisar se o que você está fazendo traduz e representa o que deseja transmitir. Não basta ter ferramentas, é necessário integrá-las e usá-las da melhor maneira para obter os resultados que almeja.
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