Entenda o que é Marketing Político e como fazer campanhas eleitorais
Marketing político é um instrumento usando com estratégias atualizadas de marketing com foco em retenção do público aos ideais dos candidatos durante seu período eleitoral de campanhas, sendo que o marketing político é sempre constantes.
Com Novas mudanças ao todos instante é importante atender a popular por todos canais possíveis e sempre de forma objetivo ao público sendo tanto no marketing online (Site ou blog, Redes sociais , lives, vídeos e outros ) e Marketing Offline ( planfetagem, aparição em público, conversas, rádio, tv e outros ).
Diferença entre Marketing político e campanhas eleitorais
Marketing político é ações continuas durante toda carreira do político para manter seu público informado das suas atividades no cargo ou construindo um caminho para se torna político atendendo a demanda do seu público com os canais corretos de retenção .
Campanhas Eleitorais são eventos baseado em um período e com foco em aumentar o tráfego de pessoas para suas informações e conhecer mais sobre o candidatos e manter próximo dos eleitores que o conhecem e os que não conhecem.
Principais Pilares para Marketing político
- Informar ( definir os pontos principais e ter um planejamento de conteúdo informativo)
- Aproximar ou reter atenção ( Trabalhar com a realidade do eleitor e busca dores da população + soluções políticas possíveis )
- Engajamento ( Fazer que públicos que te apoiem ou não, interaja com suas publicações e depois analisar os dados para atingir mais públicos com conteúdos personalizados )
- Conquistar Eleitores ( Depois de muito trabalho, principalmente na reta final de campanhas eleitorais hora de ter todo o planejamento adequado para deixar claro seu número de campanhas que foi construído desde o início do marketing político)
Ferramentas para usar na Campanha eleitoral e Marketing político
1. Site para político
Ter um site político é importante pois ele vai ser o seu portfólio com informações completas sobre o candidato a determinado cargo político além de colocar soluções públicas viáveis para todas os eleitores, além de poder aparecer nos mecanismos de buscas com mais facilidade
2. Redes Sociais e planejamento
As redes sociais são mais que importantes, mas ter uma avaliação adequada para quem devemos atingir e público com maior potencial de votos é de muita importância a ser analisado, por exemplo se você é candidato vereador e sabe que seu principal público tem faixa entre 30 a 45 anos, devemos produzir conteúdo mais pensado em vídeos políticos nas plataformas como Facebook, Instagram, Kawai. Pois a chance de atingir esse público é muito superior do que focarmos em tiktok onde a média de idade seria dos 14 a 19 anos. Sendo públicos totalmente distintos
3. Email Marketing
Muito pouco utilizada, mas com planejamento de médio a longo prazo é uma ferramenta fantástica e reduz muito custos de campanhas, pois além de manter eleitores próximos do candidato você consegue construir um base sólida, mas lógico com boas estratégias sem se torna um spam na caixa de email dos eleitores.